Requalificação e construção de campos e quadras

Desde o início da atual gestão municipal, recursos significativos vêm sendo disponibilizados no intuito de reestruturar o patrimônio esportivo da cidade, contribuindo para a adoção de adequados hábitos de vida, evidenciando a prática de exercícios físicos como um dos meios de minimizar a incidência de doenças causadas pelo sedentarismo.

Nesta perspectiva, destacam-se as seguintes intervenções físicas:

Adoção de 11 campos/quadras via Programa Salvador em Campo e com o apoio da Brasil Kirin;

Recuperação de 199 campos e quadras com recursos próprios, sendo que ainda há 70 em obras e 201 cadastrados, aguardando recursos para início das intervenções;

Construção, em andamento, de 1 Praça da Juventude em Canabrava, constituindo-se em um amplo ginásio poliesportivo de convivência comunitária, onde serão desenvolvidas atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, contribuindo para que a população se reconheça como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania.

CLUBES SOCIAIS

Parceria institucional com Clubes Sociais:

Em 2016, 11 Clubes Sociais iniciaram atendimento a crianças e adolescentes cujas famílias são referenciadas pelos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, ofertando 648 vagas em diversas modalidades esportivas, a exemplo de futebol, futsal, basquete, vôlei, natação, tênis, artes marciais, dentre outros.

Associação Atlética da Bahia

Associação Cultural e Esportiva Braskem

Centro Espanhol

Clube Bahiano de Tênis

Clube dos Empregados da Petrobras

Clube Recreativo Campomar

Costa Verde Tênis Clube

Esporte Clube Vitória

Esporte Clube Ypiranga

Yatch Clube da Bahia

AABB

GINÁSTICA LABORAL

É o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de preparar os trabalhadores para o exercício do labor diário e com isso contribuir no processo de melhoria da sua qualidade de vida. Trata-se da aplicação de técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo: membros, tronco e cabeça, sendo, de ordinário, ser orientada ou supervisionada por um Profissional de Educação Física.

Atualmente, o Programa de Ginástica Laboral é um importante eixo do Programa de Valorização do Servidor desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE e foi implantado em diversos órgãos, a exemplo da SEMGE, Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Educação (SMED), Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (SINDEC), Secretaria da Reparação (SEMUR), Superintendência de Trânsito de Salvador (TRANSALVADOR), Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a própria SEMPS, beneficiando cerca de 3.000 servidores.

Festival de Futebol Amador:

Realizado em 2016 com apoio de recursos federais, o Festival de Futebol Amador mobilizou toda a cidade e se constituiu em 3 campeonatos de futebol distintos, sendo um destinado às crianças e adolescentes, devidamente matriculadas na escola (Copa Dente de Leite de Futebol), um destinado a equipes adultas oriundas dos mais diversos bairros do município de Salvador (Copa Salvador de Futebol Amador) e um terceiro destinado a servidores públicos municipais (Campeonato de Futebol do Servidor).

Nº TIMES

Nº ATLETAS

COPA SALVADOR DE FUTEBOL AMADOR

COPA DENTE DE LEITE DE FUTEBOL

CAMPEONATO DE FUTEBOL DO SERVIDOR

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

O Esporte de Alto Rendimento ou de Alta Performance tem a finalidade de preparar física e tecnicamente o atleta para determinada modalidade esportiva.

Atualmente, a DELS atende um grupo de 25 crianças e adolescentes que praticam as modalidades de Ginástica Rítmica, Karatê e Tênis, tendo acesso não apenas ao treinamento especializado, como também ao acompanhamento sócio familiar via Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e também através do Ciclo de Oficinas Afirmando a Cidadania, cujos principais objetivos são fomentar o conhecimento e informação que colaborem para uma formação cidadã das famílias e alunos; promover trocas de experiência entre alunos, familiares e profissionais visando à afirmação de temas caros à vida em sociedade e proporcionar momentos de reflexão visando à consolidação da cidadania.

Iniciação esportiva

A Iniciação Esportiva se constitui em um conjunto de ações que tem como objetivo principal a inclusão social através do esporte.

O referido Programa atua de forma direta, através da disponibilização de Escolinhas de Iniciação Esportiva de Tênis, Futebol, Futsal, Atletismo, Voleibol, Basquetebol, Tae-kwon-do, Jiu jitsu realizadas nos centros esportivos municipais localizados na Boca do Rio e Itapuã, beneficiando mensalmente cerca de 500 crianças e adolescentes e também de forma indireta, apoiando tecnicamente diversas iniciativas localizadas nos mais variados bairros da cidade.

RUAS DE LAZER

Existente há cerca de 20 anos, o projeto Ruas de Lazer se constitui num conjunto de eventos recreativos gratuitos realizados nos fins de semana, composto de oficinas esportivas, lúdicas e recreativas, promovendo o lazer e a atividade física como hábitos de vida.

Destinadas a público variado e das mais diversas faixas etárias, as oficinas são realizadas por arte-educadores, educadores físicos e recreadores:

Esportes – golzinho (mini futebol), handebol, vôlei, basquete etc.;

Ginástica – alongamento, aeróbica etc.;

Jogos de Mesa – dominó, damas, xadrez, baralho etc.;

Jogos de Arte – desenho e pintura, pintura facial, música;

Recreação – brincadeiras diversas, jogos de rua ou gincanas e brinquedos.

Nº DE ATENDIMENTOS

RUAS INTINERANTES

(MAIS DE 110 COMUNIDADES)

RUA EM PARCERIA COM O SHOPPING PIEDADE