A equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) continua de plantão no Festival Virada Salvador 2019 realizando a Campanha Criança não é Mão de Obra, com o objetivo de atender e encaminhar crianças, adolescentes e suas famílias identificadas em situação de vulnerabilidade de risco social.

Nas quatro noites do evento foram realizados 146 cadastros. A equipe abordou 238 famílias em situação de vulnerabilidade social, 154 adolescentes na condição de vulnerabilidade social, 14 crianças/adolescentes desacompanhadas, e foram distribuídas 284 pulseiras de identificação para crianças de até 11 anos, que foram participar do evento na companhia de pais e responsáveis. O grupo também identificou 38 ocorrências de trabalho infanto-juvenil.

Para acesso das famílias em situação de vulnerabilidade de risco social identificadas na rede de garantia de direitos, o grupo formado por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, pessoal de apoio e gestores que realizam o controle administrativo, emitiu encaminhamentos: 24 crianças e adolescentes para os Centro de Convivência, nove para retorno ao lar, 20 para o Conselho Tutelar, seis para os Centros de Referências Especializado de Assistência Social (CREAS), 27 para Centros de Referências Especializado de Assistência Social (CRAS) e duas para unidade de saúde.

O Conselho Tutelar de Salvador também está atuando no Festival Virada Salvador 2019 com o objetivo de garantir os direitos de criança e adolescente presente no evento. 90 conselheiros estão se revezando em escalas de 12h para fazer atendimentos e ofertar os encaminhamentos necessários. O posto avançado do Conselho Tutelar na Boca do Rio funciona no Colégio IMEJA, entrada lateral, acesso pelo estacionamento aberto, atrás do ponto de ônibus da avenida Otávio Mangabeira, em frente à clínica do trabalho.

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social também estão realizando o monitoramento das demais áreas da cidade para identificar pessoas em situação de rua e ofertar oportunidades de vida com dignidade, aproveitando as alternativas oferecidas pelo município. Estão sendo monitoradas as áreas do Rio vermelho Amaralina, Barra, Itapuã, Jardim de Alah, Patamares, Cajazeiras, Periperi, Barra, Centro Histórico, Barroquinha, Politeama, Viaduto JK, Vasco da Gama, Garibaldi, Campo Grande, Piedade, resultando nos seguintes números: 155 pessoas abordadas, 20 pessoas cadastradas e 43 encaminhamentos para serviços socioassistenciais.

Denúncias – A pessoa que presenciar situações de violação de direitos poderá registrar sua denúncia, informando o local, para que uma equipe de abordagem possa tomar as devidas providências, através do Disque 100.